Grama sintética e sua produção

Ou como ela consegue resistir aos ventos mais fortes sem se despedaçar? E o que dizer da sua capacidade de se multiplicar e cobrir vastas áreas com seu verde exuberante? A grama é realmente uma mestra na arte de se adaptar e prosperar em qualquer ambiente.

Para o médico fisiologista do exercício, Turibio Barros, com passagens pelo São Paulo Futebol Clube e Esporte Clube grama sintética Pinheiros, os campos sintéticos oferecem, sim, maiores riscos de lesão para quem joga neles. São estas, linha de extrusão, linha de trança, linha de acolchoamento, linha de base e por fim os testes, como testes para verificar a eficácia da proteção do gramado contra raios UV e, se for para um estádio, testes padrão FIFA. Uma análise química da grama sintética realizada na Universidade de Yale encontrou 96 produtos químicos, 20% deles prováveis ​​cancerígenos. Além disso, o material contém PFAS, comumente associados à redução da imunidade infantil, à desregulação endócrina e ao câncer.

Elas são postas em grandes máquinas, onde os fios serão atingidos por agulhas e costurados. “No Maracanã pode acabar com a discussão sobre os três poderem jogar na mesma semana. O gramado sustenta bem”, lembrou Rodrigo, em referência à polêmica concessão, que fez o Vasco entrar na Justiça para enfrentar o Palmeiras, neste domingo. Ganhando suas primeiras regras oficiais e a formação dos primeiros clubes da modalidade, o hóquei sobre a grama caiu no gosto popular das principais colônias britânicas e se tornou febre na Europa Ocidental, Sul da Ásia e Sul da África. O sucesso fez com que o esporte marcasse presença nos Jogos de Londres 1908. A curiosa ideia de correr atrás de uma bola com um taco na mão não é nada recente.

Conheça mais sobre os tipos de grama sintética e as melhores formas de utilizá-las. Fácil de ser aplicada, a grama sintética mantém o aspecto de grama sempre verdinha e viva, sem a necessidade de irrigação ou adubação específica. Além disso, pode ser vendida em pequenas placas que podem cobrir desde um pequeno espaço até um pátio inteiro. O campo tem 91,4m de comprimento e 55m de largura, dividido por uma linha central e com uma outra a 23 metros de cada linha de fundo. Desde as Olimpíadas de Montreal 1976, o hóquei olímpico é disputado sobre grama sintética.

Mais de Futebol Brasil

Com fibras realistas, variação de tonalidade e uma base que imita com precisão o solo, a grama sintética pode oferecer o mesmo visual exuberante e natural que a grama natural, sem os inconvenientes associados à sua manutenção. A grama sintética é uma superfície artificial que imita a grama natural, sendo muito procurada para substituir o uso de gramados em diversos espaços, tanto externos quanto internos. Mas, especialmente, em playgrounds, quadras infantis e até mesmo na decoração de interiores e de eventos. Dessa forma, a mistura de materiais utilizados no processo de fabricação determina a qualidade da grama artificial produzida ao final do processo. Para uma superfície sintética o mais parecida com a aparência possível de grama real, você esperaria que a mistura contivesse polipropileno, pois o termoplástico é naturalmente absorvente de choque e tem um alto ponto de fusão. Em primeiro lugar, é importante entender as vantagens que a grama sintética oferece em comparação com a grama natural.

Entenda o que é preservação do meio ambiente

Como mencionado anteriormente, o plástico é o principal componente das gramas artificiais. Porém, além do impacto de sua produção, o transporte também contribui para emissões de gases do efeito estufa, enquanto a grama natural possui um importante papel na absorção de CO2 da atmosfera. A maioria dos impactos ambientais oferecidos pela grama sintética é uma consequência da composição do material. As gramas de uso doméstico ou dentro do paisagismo são normalmente feitas de polipropileno ou nylon (poliamida) — dois diferentes tipos de plástico.

Quando surgiu a grama sintética?

Para gramados padrão FIFA, os materiais mais utilizados são o polietileno (PE) e a poliamida (PA). Mas outros padrões, a grama sintética para gramados ainda faz-se de outros tipos de fibras sintéticas como o polipropileno (PP). A Grama Sintética da Mundial Gramas não só proporciona uma estética impecável, mas também oferece benefícios funcionais incomparáveis. Sua capacidade de drenagem superior garante uma superfície livre de poças d’água, mesmo após fortes chuvas, tornando-a ideal para áreas externas sujeitas a condições climáticas adversas. Além disso, sua resistência ao desbotamento e às manchas garante que o gramado permaneça vibrante e exuberante ao longo do tempo, sem a necessidade de produtos químicos agressivos ou pesticidas prejudiciais ao meio ambiente.

Apaixonado por criar novas experiências com o mínimo de intervenções. Uma vez que os fios foram produzidos para reproduzir a aparência de folhas reais de grama, eles são colocados em uma máquina de cardar e girados em uma corda solta que é apertada e tecida em fio. Primeiro, é preciso deixar o terreno bem plano, sem pedras ou pedaços de madeira. É possível fazer a instalação sobre um contrapiso, diretamente na terra, na laje ou sob camadas de areia. O que varia são as bases simples ou duplas, que podem variar conforme a densidade e preenchimento com areia.

O primeiro gramado sintético foi instalado em 1965, no Estádio Astrodome, em Houston, Texas. No entanto, apesar de todas essas vantagens, alguns arquitetos ainda hesitam em adotar a grama sintética em seus projetos, muitas vezes devido a preocupações sobre sua estética e impacto visual. E é por isso que a Erbus investe em pesquisas para trazer as mais recentes tecnologias de fabricação, que permitem criar gramas sintéticas que se assemelham à grama natural que é praticamente indistinguível a olho nu.

A Revolução Verde: Grama Sintética da Mundial Gramas – Uma Escolha Sustentável e Duradoura

O forro e o acolchoamento da grama artificial são feitos de poliéster ou borracha e plástico reciclados. A maioria das empresas de instalação recomenda ter uma camada de suporte primária e secundária. Então, arquitetos, está na hora de dar o próximo passo e descobrir o que a grama sintética pode fazer por vocês e por seus projetos, entre em contato com a Erbus, nós ajudaremos a encontrar a grama ideal para seu projeto.

Se bem cuidada, a grama artificial pode chegar a 15 anos de durabilidade, sendo superior à durabilidade do gramado natural. Por ser um material altamente inflamável, não é recomendado utilizar a grama sintética em locais em que ocorra o manuseio de fogo, como cozinhas e espaços gourmets. Além disso, é indicado evitar a instalação em local com alta frequência de pedestres. A seguir, você verá alguns dos projetos de nossos arquitetos em que a grama sintética foi utilizada com maestria.

Embora a manutenção da grama natural tenha alguns impactos, como o uso da água e de fertilizantes, os efeitos da grama sintética na saúde e no meio ambiente podem ser relativamente piores. Dados do Google Trends, por exemplo, mostram que as pesquisas por “grama artificial” aumentaram 185% de maio de 2019 a 2020. Similarmente, uma pesquisa da Aviva descobriu que 10% dos proprietários de casas no Reino Unido com espaço externo substituíram pelo menos parte do gramado natural de seus jardins por grama artificial, e outros 29% planejam ou considerariam fazer a troca. Atualmente, o Brasil destaca-se nesse cenário por possui empresas que atuam na instalação desses tapetes sintéticos. A grama sintética é um material têxtil, podendo variar a sua matéria prima e diversas especificações.